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sábado, 25 de outubro de 2014

Cansaço mental X Corrida



Um dia estressante no trabalho, trânsito caótico, estudo e questões pendentes que não param de te atormentar. Como criar forças – físicas e mentais – para encarar um treino de corrida? Segundo um estudo da Universidade de Bangor, no Reino Unido, o cansaço mental pode prejudicar seu rendimento neste esporte.
Na pesquisa, dois grupos foram divididos. O primeiro foi submetido a exercícios cognitivos difíceis por 90 minutos, enquanto o segundo assistiu a um documentário. Depois, ambos realizaram exercício intenso na bicicleta e foi constatado que os atletas do primeiro grupo estavam muito menos dispostos que os que assistiram ao filme.
Então, o que fazer para contornar a situação e seguir com o treino programado? “Concentre-se, admita que você preferiria se jogar no sofá, mas calce os tênis mesmo assim”, orientou à revista Runner’s World o americano Marshall Mintz, psicólogo clínico e esportivo.
Você pode organizar o seu plano de corrida. Faça um planejamento de tempo, distância e intensidade – o que pode dar mais motivação – e tenha sempre um plano B. Além disso, você pode criar um diário para externar os sentimentos negativos e nos bons momentos, registrar as motivações e efeitos pós-corrida. Ler estes registros na hora que bater aquela vontade de pular o treino fará com que você pense duas vezes.
Se você está acostumado a treinar em um lugar, saia da rotina e busque um roteiro diferente – de preferência, um local agradável e tranquilo. Aproveite para chamar um amigo e fuja dos assuntos que te atormentam. Uma pesquisa da Universidade de Rochester demonstrou que quem tem um grupo de amigos animado é mais motivado e comprometido com o exercício, em comparação com quem pratica esportes sozinho.
Caso não consiga uma companhia, ou prefira mesmo os treinos solitários, ligue o som antes mesmo de iniciar o treino para já “entrar no clima”. Pesquisas também mostram que além de uma forma de motivação, a música pode diminuir a percepção de esforço.
Durante a corrida, é legal inventar pequenos objetivos, como aumentar a velocidade até alcançar uma árvore. É importante se forçar um pouco. “A dor é obrigatória, o sofrimento é opcional”, diz Matt Fitzgerald, em seu livro “Brain training for runners” (Treino de cérebro para corredores, em tradução livre).
Vale aqui o bom senso. Se você estiver se sentindo esgotado, não se obrigue e faça um treino mais leve, deixando o pesado para o dia seguinte. Mas não se deixe enganar pela preguiça. Depois que o exercício é iniciado, é comum se sentir melhor com todos os efeitos que a corrida faz ao corpo.
Atenção: Se alimente antes de qualquer atividade física. Quando a taxa de glicose no sangue cai, a motivação também diminui.


f: centauro 



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terça-feira, 21 de outubro de 2014

Data e Local do Kit do Circuito Outubro Rosa




O Kit de participação será composto por

Número de Peito (uso obrigatório)
Camiseta alusiva ao evento
Chip de uso único
Guia do Participante

Data e Local
Data: Sexta-feira, 24 de Outubro
Horário: 9 as 21 h
Loca:Pulse Health & Fitness Academia
Endereço: Rua Aluisio Bezerra, 116 - Lagoa Nova

Comparecer: documento de Identidade com foto original (RG ou Carteira de Motorista) e ocomprovante de pagamento devidamente quitado.


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Data e Local do Kit da Corrida do Servidor





O Kit de participação será composto por

Número de Peito (uso obrigatório)
Camiseta alusiva ao evento
Chip de uso único
Guia do Participante

Data e Local:
Data: sexta-feira, 24 de Outubro
Horário: 10 as 17 h
Local: Escola de Governo do RN
Endereço: Centro Administrativo – Lagoa Nova

Comparecer: documento de Identidade com foto original (RG ou Carteira de Motorista), comprovante que é servidor público e 1 lata de leite em pó

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Aumentando a velocidade na corrida



Não importa se você está começando a correr ou se já é experiente: buscar melhorar os números, tanto nos treinos quanto nas provas, é parte da rotina dos atletas. E um passo fundamental para melhorar o desempenho nas corridas curtas, como as de 10k, é conseguir aumentar a velocidade durante o trajeto, mantendo um ritmo constante, mas sem desgastar o atleta para o final da prova.
Os treinos intervalados se baseiam no revezamento entre estímulos de alta intensidade, mas com baixo volume (tiros) e períodos de recuperação (como o trote, caminhada ou descanso). Com eles, o corredor aumenta seu condicionamento físico, além de suportar o esforço exigido pelo desgaste, similar ao de uma prova.
Os tiros exigem maior esforço físico durante a corrida, tirando o atleta de sua zona de conforto. Com isso, o volume de oxigênio consumido é maior do que o captado, fazendo com que haja a aceleração dos batimentos cardíacos, gerando ganhos aeróbios e anaeróbios para o corredor.
Intensidade, distância e repetição dos tiros variam de acordo com o condicionamento e até o objetivo do corredor. Para as provas de 10k, por exemplo, tiros maiores e velocidade moderada são recomendados. Para provas mais curtas, a intensidade pode ser maior, mas com menos repetições e uma distância menor entre elas.
Buscar correr em uma pista com poucos declives e irregularidades, como uma pista de atletismo, é recomendado, evitando possíveis acidentes. E, por ser um treino que causa grande desgaste articular e muscular, treinar uma vez por semana é uma boa pedida, já que exige maior tempo de recuperação.

f: centauro.com

Percurso do Circuito Outubro Rosa

click na imagem para aumentar

O percurso do Circuito Outubro Rosa, será de 4Km saindo da praça Civica estendendo pela Prudente de Morais no sentido da Alexandrino de Alencar e retornando do viaduto do canal do Baldo. Os 8Km corresponde a uma segunda volta.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Caminhada e Pedal Outubro Rosa, no domingo 19


A Caminhada e Pedal Outubro Rosa chega a sua 1ª edição em Natal, reunindo no dia 19 de Outubro mais de 1000 (mil) participantes entre caminhantes, ciclistas e espectadores em um grande evento que tem como objetivo o incentivo à prevenção do Cancer de Mama.
 
  • Data: 19/10/2014 - Domingo
  • Hora: 16h
  • LARGADA: Shopping Cidade Jardim
  • CHEGADA: Via Costeira (Centro de Convenções)
wwww.arenarun.com.br

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Continua abertas inscrições para Circuito Outubro Rosa.Participe!



O 1º Circuito Outubro Rosa - dia 25 de outubro de 2014,  - distâncias de 4km e 8km - 3.000 inscrições
  •  LARGADA e CHEGADA a Praça Cívica e o percurso, o prolongamento desta Avenida em direção ao Viaduto do Baldo.
  • Horário do Evento está previsto para às 7h. Largada da corrida:18h.
  • Durante todo o sábado terá diversos eventos na Praça para prevenção e conscientização sobre o câncer de mama.

INSCRIÇÕES
http://www.circuitooutubrorosa.com.br/

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Confira: Programação do 4º Desafio Capiba

      "Um domingo divertido"

Nesta semana inscrição para comunidade geral para Meia Maratona Sesc de Revezamento





2ª Meia Maratona Sesc de Revezamento

Estão abertas até esta quarta-feira, 15 de outubro as inscrições  exclusivamente para comerciários

A partir de quinta-feira, 16 e indo até o dia 31 de outubro, serão inscrições para comunidade geral.

Vagas:1.200 vagas
Percurso: 20 km para duplas e quartetos
Dia: 08 de Novembro
Largada: 16h
Local: Praça Cívica
Categorias:  16  Duplas (dividida em seis subcategorias), Quartetos (dividida em sete subcategorias) e Pessoas Com Deficiência (dividida em duas subcategorias).
Cada atleta da Dupla corre 10 km, e cada um do Quarteto corre 5 km.
Estrutura: aquecimento aeróbico antes da competição, massagem antes e depois da prova, guarda-volumes, dois postos de hidratação a cada 5 km, duas ambulâncias, banheiros químicos e contagem por meio de chips.
Valor da Inscrição para comerciários e dependentes:  2 kg de alimentos não perecíveis (por atleta)
Valor da Inscrição comunidade: R$ 20 + 1 kg de alimento não perecível (por atleta).
Serão escritas as equipes, e não os atletas individualmente.
Inscrições: www.sescrn.com.br