domingo, 7 de abril de 2013

Correr sozinho ou acompanhado



Essa é uma das questões que muitas pessoas fazem quando o assunto é corrida.

Encontrar a melhor maneira de praticar esse esporte depende de alguns fatores, que vão desde as características pessoais de cada pessoa, como por exemplo ser mais introvertido ou extrovertido, como em relação aos objetivos que se espera alcançar com essa atividade.

O mais importante, do ponto de vista emocional, é que se tenha claro sobre qual motivo está correndo, se existe algum sentido pessoal em praticar a corrida e quais os objetivos deseja alcançar.

A escolha por correr sozinho ou acompanhado pode depender não só dos objetivos, mas também do momento atual em que a pessoa está vivendo e também do seu dia a dia, pois nem sempre é possível querer estar sozinho ou em grupo o tempo todo.

Correr sozinho pode ser uma experiência em que se esteja mais voltado para si mesmo, e essa prática pode ser meditativa, em que se possa esvaziar a mente ou até mesmo reflexiva, para “colocar as idéias em ordem”. Porém o estímulo depende de cada um e não são todas as pessoas que são disciplinadas e conseguem manter os treinos regulares.

Treinar em grupo, sem dúvida pode ser uma maneira de se motivar e manter a atividade de maneira mais regular, principalmente quando se faz parte de um grupo de corrida ou se tem um parceiro para realizar os treinos regularmente, pois um acaba dando estímulo para o outro.

Correr um grupo ou equipe, pode ser mais interessante do ponto de vista social, em que as pessoas acabam se encontrando com maior frequência e isso pode ser também uma alternativa interessante para quem busca fazer novas amizades. A motivação de correr em equipe pode também fazer com que cada um perceba com maior clareza os seus limites, no entanto, é preciso ter cuidado e realizar os treinos com cautela, respeitando os seus limites e seguir as orientações individuais.

O que eu penso é que independentemente da maneira com que os treinos serão realizados, é sempre importante observar o que faz mais sentido e proporciona um bem-estar maior para cada um, pois somente assim será possível a corrida ser benéfica para o si mesmo.

Entender o porquê se corre e o significado dessa modalidade esportiva na sua vida, pode ser uma maneira de entrar em contato consigo, perceber os seus limites, as suas preferências, além de engrandecer o conhecimento a respeito de si mesmo.

Correr, seja em grupo ou individualmente, pode ser muito bom, mas desde que seja uma prática escolhida em primeira pessoa.

fonte: Cynthia Boscovich *Psicóloga e psicanalista. -  Wrun.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário