quarta-feira, 2 de abril de 2014

É arriscado correr em dias frios?



O clima de inverno representa um risco para a saúde menos imediato que o de verão. Muitas pessoas evitam totalmente o frio, exercitando-se em ambientes fechados. Porém, aquelas que decidem continuar com o exercício ao ar livre não correm grandes riscos, já que exercício faz com que o corpo gere grandes quantidades de calor.
Um cuidado importante que as pessoas devem tomar durante o treinamento físico é quanto à exposição prolongada em tal ambiente. A hipotermia (temperatura corporal central abaixo do normal) é o grande risco que um atleta pode ser acometido. As baixas temperaturas do ambiente favorecem a perda de calor corporal e o vento pode acelerar esta condição.
A água possui uma capacidade térmica muito mais alta que o ar. Se a roupa torna-se úmida em virtude do suor ou da chuva, o risco de hipotermia pode ser drasticamente aumentado, em especial quando o exercício é encerrado e a produção de calor metabólico é declinada.
Quando a roupa torna-se úmida, seu valor isolante fica comprometido e a umidade da pele facilita a perda de calor por condução, convecção e evaporação.
Durante a realização de um treinamento físico em um dia muito frio, a pessoa deve levar em consideração alguns aspectos:
  • Antes do alongamento, realizar uma caminhada em ritmo leve a moderado e com movimentação de braços e pernas em vários sentidos por aproximadamente 5 a 10 minutos;
  • Após a realização do alongamento e aquecimento, incluir um período inicial na corrida com o desenvolvimento de um ritmo um pouco mais leve que nos dias quentes, pois o organismo terá um processo mais gradativo de aquecimento e preparação para o ritmo ideal;
  • Não esquecer da hidratação adequada, pois, em dias quentes, fica mais fácil perceber a necessidade de ingerir líquidos durante a corrida, contudo, durante o frio, a temperatura baixa e o vento podem enganar o corredor;
  • O atleta também deve tomar muito cuidado após o treino, pois sua temperatura abaixa rapidamente e não é indicado permanecer com a roupa úmida depois da atividade;O alongamento pós-treino também é muito importante para evitar contraturas e lesões nos treinos seguintes, contudo, é recomendado realizá-lo com o corpo ainda aquecido da corrida.Através destas medidas, o atleta poderá continuar realizando seu exercício físico de forma saudável e equilibrada e, principalmente, respeitando as características de seu organismo e do meio ambiente no qual está treinando.
  • Newton Nuneso- Educador Física  (USP) 

    fonte: webrun

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário