sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Não ignore os sinais do organismo


     Faltam cinco minutos para a largada. Chip retirado, mochila no guarda-volumes, número de peito afivelado e frequencímetro preparado para disparar. Tudo pronto para correr, mas… Nos minutos que antecedem o início da corrida, surge aquela vontade de ir ao banheiro. Resultado de ansiedade ou excesso de hidratação pré-prova?
Já é comprovado que situações de estresse levam à contração da bexiga, e a ansiedade diante do início da corrida pode simular a vontade de ir ao banheiro.
“Isso acontece por conta do aumento dos neurotransmissores [substâncias químicas produzidas pelos neurônios que enviam informação para outras células], que atuam contraindo o músculo da bexiga”, conta Maita Poli de Araújo, pós-doutoranda na área de pavimento pélvico em mulheres atletas, na Universidade do Porto (Portugal), mestre e doutora em ginecologia, pela UniversidadeFederal de São Paulo (Unifesp).
Mesmo assim, algumas vezes a sensação pode não ser psicológica, e a corredora deve estar atenta. “é preciso criar o hábito de esvaziar a bexiga antes da largada, até mesmo para que não atrapalhe o processo de concentração”, aponta a também ginecologista e médica do esporte Tathiana Parmigiano, que atua no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa e nas Seleções Nacionais de Basquete e Judô.
dica1Logística em provasMuitas não se preocupam em provas de 5 km ou 10 km e seguram a vontade até a chegada – muitas vezes pela ausência de banheiros químicos no trajeto. Segundo Flávio Trigo, médico urologista do Hospital Sírio-Libanês, correr sob essas condições pode trazer consequências como infecções urinárias ou mesmo o rompimento ou lesão da bexiga.
Além de sempre esvaziar a bexiga antes da largada, a corredora deve se preocupar com a hidratação e alimentação para evitar surpresas durante o trajeto. “Corro de 5 km a 10 km e não acho necessária a presença de banheiros no percurso, desde que consiga utilizá-los logo na largada e chegada. O problema é a dificil localização deles. A ansiedade sempre vem antes de começar, por isso seria interessante tê-los por perto”, sugere a advogada carioca Rachel Ramires, 34.
“Atletas de longa distância se hidratam mais ao longo da prova. Elas produzem mais urina e ao mesmo tempo demoram para esvaziar a bexiga”, explica Tathiana. A vontade de ir ao banheiro durante a corrida é associada com a maior hidratação e com o impacto sobre a musculatura do assoalho pélvico, responsável por proteger a bexiga.
Esse é o caso da personal trainer Isadora Martins, 22, que teve problemas durante sua primeira meia-maratona. “O dia estava quente e bebi muita água. Por volta do km 8 senti a bexiga apertar, e pensei que encontraria um banheiro químico no trajeto. Como ele não existia, passei o resto da prova apertada, o que prejudicou meu rendimento e tempo de conclusão”, lembra a corredora.
Por isso, na próxima vez em que você sentir vontade de ir ao banheiro na hora da prova, não ignore os sintomas. Criar o hábito de sempre esvaziar a bexiga pode fazer toda a diferença no seu tempo final e até mesmo no prazer de correr sem preocupações.

fonte: suacorrida.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário