sábado, 13 de setembro de 2014

Básico: 5 mitos e verdades sobre corrida






O mundo dos esportes é cheio de mitos, principalmente quando o assunto é corrida. E como para os iniciantes toda informação pode fazer a diferença, auxiliando ou prejudicando o desempenho, a equipe da Sport Life fez uma lista com algumas das principais dúvidas de quem está começando a se aventurar no mundo da corrida.
Saiba o que é verdadeiro ou falso!

1. Correr no asfalto lesiona? VERDADEIRO
Se você só corre no asfalto e durante muito tempo, obviamente terá um maior risco de se lesionar. Isso não acontece de um dia para o outro, mas levando em conta que ao correr o seu peso duplica, ou triplica, cada passada pode ser ainda mais prejudicial para as articulações. O asfalto não amortece esse impacto, podendo originar lesões como a periostite, a fasciíte plantar ou tendinites no joelho. Varie o terreno onde corre tanto quanto possível: estrada, terra batida, cascalho, grama ou mesmo na praia.

2. Tênis mais leves irão me ajudar a correr mais rápido? FALSO
Tênis mais leves são indicados para atletas a quem 100 g-200 g fazem a diferença, ou seja, preferencialmente, quem é atleta profissional ou quem só pensa nos tempos de prova. Quem está começando agora precisa de calçados flexíveis (que dobrem), transpiráveis (porque suam mais), com calcanhar rígido (para reduzir o risco de lesão no joelho) e com entressola alta.

3.  Se sou do sexo masculino e tenho 35 anos, a minha frequência cardíaca máxima é de 185 pulsações por minuto? FALSO
As fórmulas para calcular a frequência cardíaca máxima fazem apenas uma estimativa. Para que saiba a sua FC máx. com precisão, você deverá fazer um teste de esforço (ergoespirométrico). À medida que for progredindo, os seus batimentos cardíacos tendem a baixar. Quando atingir um nível de treino médio, poderá saber o seu limiar correndo ao máximo por cerca de 1km numa zona com uma subida considerável. O número mais alto que aparecer no seu frequencímetro estará muito perto do valor real da sua FC máx. A partir desse valor, poderá estimar as suas zonas-alvo de treinamento.

4. Posso ganhar em vez de perder peso? VERDADEIRO
Embora pareça difícil, o mais normal é que você ganhe peso nas primeiras semanas de exercício. A explicação é simples: músculo pesa mais do que gordura e o seu corpo irá reagir à nova rotina de treinos aumentando a massa magra, necessária para o movimento e para a sua performance. Você até emagrecerá ,ou seja, perderá gordura corporal, mas pesará mais na balança porque terá mais músculo.

5. Para emagrecer, preciso correr pelo menos 45 min? FALSO E VERDADEIRO
De fato, os 45 min podem ser o tempo necessário para o seu corpo mobilizar a gordura como fonte de energia e produzir um gasto calórico suficiente para que observe uma evolução visível. No entanto, ninguém começa (nem deve começar) a correr 45 min de um dia para o outro. Você se arrisca a sofrer graves lesões. Por outro lado, se você não fazia esporte anteriormente, treinos mais curtos, de 20 a 30 min, serão mais do que suficientes para quem não andava mais de 20 min nem corria 5 min. A chave do sucesso está na variedade, porque o corpo tende a se adaptar facilmente a um método e deixará de progredir.
f: sportlife

Nenhum comentário:

Postar um comentário