segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Riscos da desidratação



O tempo seco e o forte sol é um grande inimigo dos corredores. E para driblar questões ambientais, a hidratação antes e após as provas é essencial. Além disso, a alimentação saudável durante o período de treinos também é parte fundamental no preparo e equilíbrio do organismo do atleta.
A sudorese é um processo comum no nosso organismo – e vital para manutenção da temperatura corporal –, mas é a principal causa da desidratação para os corredores, e pode fazer com que o atleta perca até dois litros de água em uma hora (variando de acordo com o condicionamento físico, condições ambientais, intensidade, dentre outros fatores externos e pessoais).
Com isso, antes das provas a alimentação também tem papel fundamental para evitar a desidratação: o organismo equilibrado garante maior rendimento na competição, evitando maior esforço, fazendo com que o atleta perca menos água do que se tivesse menos preparado.
A reposição dos carboidratos em atividades acima de uma hora deve ser de 30g a 60g por hora de exercício, auxiliando na manutenção dos níveis de glicogênio muscular (e diminuindo a fadiga).
A ingestão de líquidos recomendada após os exercícios é de aproximadamente 460 ml para cada 0,5 kg de peso corporal perdido durante o treino. Isotônicos e água são recomendados para a hidratação.

f: centauro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário