sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Corrida para hipertensos



Hoje, há, aproximadamente, 17 milhões de hipertensos no Brasil. Para o controle e combate da doença, os médicos indicam a prática de atividades físicas aeróbias, e a corrida, com os devidos cuidados, pode ser uma ótima aliada.
Segundo disse o professor de educação física formado pela UNESP/Bauru, Alex Batalha Machado da Silva, práticas regulares de atividade aeróbias geram inúmeras adaptações fisiológicas e acarretam benefícios para o hipertenso:
* reduz a tensão arterial em repouso,
* reduz a tensão arterial durante o exercício,
* emagrecimento,
* elevação do HDL (bom colesterol),
* diminuição do LDL (mau colesterol),
* perda de sal e água através da sudorese,
* diminuição da viscosidade do sangue,
* redução do tônus simpático, com a redução da concentração de adrenalina no sangue, melhorando a frequencia cardíaca,
* efeito psicológico favorável de “bem estar”,
* estudos mostram que na hipertensão do obeso, o exercício físico reduz a insulina que, por sua vez, reduz a absorção de sal no organismo, diminuindo, tanto o peso, como a hipertensão arterial.
Porém, para iniciar uma atividade física, o indivíduo deve procurar um médico e realizar os devidos exames. Para os hipertensos, o teste ergométrico é muito recomendado, por verificar riscos cardiovasculares, que podem ser associados à pressão alta.
Após a avaliação, é importante o acompanhamento de um profissional de educação física, que montará um treino leve, de início, em terrenos planos e com um tempo regulado. Cerca de 40 minutos por dia, de 3 a 5 vezes por semana é o ideal. Não abuse nos treinamentos, use um monitor cardiaco respeite o seu ritmo e sempre faça alongamentos pré e pós-corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário