quarta-feira, 11 de novembro de 2015

O que falta para eu começar a correr?





Quase como uma resolução de ano novo, muita gente acorda um dia e diz: “Vou começar a correr!” Isto é, sem dúvidas, ótimo! Contudo, a falta de prática e de orientação no esporte faz com que a pessoa se sabote e, desta forma, em pouco tempo, acaba largando o esporte. Então, o que é preciso para começar a correr e não parar mais?
“O ideal é começar aos poucos. Se a rotina da pessoa é muito atarefada, dois dias de corrida, para o início, são suficientes”, garante Lucas Sália dos Santos, treinador da Lobo Assessoria Esportiva. Segundo o profissional, é muito comum que estes novos corredores pratiquem a atividade quatro ou até cinco vezes na primeira semana e, depois, por conta da exaustão, acabam deixando o esporte de lado. “Aos poucos, vá aumentando os dias de treino. Um aumento de carga repentina durante muitas semanas pode gerar lesão. Portanto, vá com calma.”
A reclamação que Santos mais escuta dos alunos iniciantes é a dificuldade de conciliar o dia a dia e os treinos. “Antes, era só sair de casa, trabalhar, almoçar, trabalhar de novo, voltar pra casa, jantar e dormir. Agora, precisa levar a mala do treino para o serviço, adequar a alimentação pré e pós-treino, sem falar que não pode deixar de dar atenção à família”, lembra. Por isso, a adaptação é tão difícil e precisa ser realizada de maneira gradual.
Para o treinador, a busca por uma assessoria esportiva ou um profissional de educação física para orientar as sessões de treinamento é importante. “Um grande princípio do treinamento é a individualidade biológica. Cada pessoa responde de certa forma a um determinado estímulo e somente um profissional da área, que estudou para interpretar esta resposta do corpo de cada aluno ou atleta, pode passar um treino”, garante. Com este auxílio, o aluno fica certo de que as chances de lesão diminuirão e a carga de exercícios nunca será maior do que a capacidade individual.

Dicas para começar a correr e não parar mais:
Treino realista
Nada de dar um passo – ou vários – maior do que a perna. Comece devagar, sem pressa, até mesmo para evitar uma lesão. Se não conseguir correr, caminhe – principalmente se estiver com sobrepeso.
Procure ajuda profissional
Um treinador é fundamental para que os seus treinos sejam dosados na medida certa para a sua capacidade. Com este auxílio, a tendência é que sua evolução seja mais rápida.
Nutrição também é importante
Se você não se preocupava muito com a alimentação, é bom mudar a sua rotina. Independentemente se o seu objetivo com a corrida for a perda de peso ou apenas a busca por mais saúde, uma dieta saudável é indispensável e influenciará diretamente nos seus resultados.
Tenha foco
Coloque sempre desafios ao longo de sua trajetória e sempre tenha objetivos palpáveis – ou seja, nada de pensar “vou correr uma maratona em três meses” sendo que você mal completa os 5 km agora.
Inscreva-se em uma corrida de rua
Para seguir bem a dica acima, uma sugestão é participar de uma corrida de rua. O clima das pessoas e a sensação de cruzar a linha de chegada são indescritíveis!
Fortalecimento faz parte
Para prevenir ainda mais as chances de se lesionar, realizar um trabalho de fortalecimento muscular é indispensável. 


 Por: Olavo Guerra  - suacorrida.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário