segunda-feira, 22 de abril de 2013

Musculação antes ou depois da corrida?




É melhor fazer musculação e depois correr ou correr e malhar em seguida?”

A especialista Christina Carla Draheim orienta:

Antes de qualquer coisa é preciso saber qual é o objetivo a ser atingido. Se for apenas queima de gordura, tanto faz a ordem em que o treino é feito, pois, segundo pesquisas realizadas, o gasto calórico em ambas as situações é praticamente igual. É importante lembrar que os exercícios anaeróbicos (musculação), assim como os aeróbicos (corrida), também queimam gordura no período pós-exercícios. Além disso, o aumento da massa muscular acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia parado.

Mas, caso o objetivo da musculação seja de desenvolvimento de força ou hipertrofia, então terá de tomar cuidado com o tempo e a intensidade da corrida, pois haverá comprometimento da força muscular devido à fadiga. Se você prefere ou precisa mais da musculação, seria interessante começar seu treino por ela, pois você estará mais disposto e menos cansado. Caso seu objetivo seja se aprimorar na corrida, a musculação deve ficar para depois.”

Fonte: Christina Carla Draheim é treinadora de corrida da Race Assessoria Esportiva, formada em educação física pela UniABC (Universidade Do Abc) E Especializada Em Treino Desportivo. -  Revista O2, edição 80

Um comentário: