terça-feira, 28 de novembro de 2017

Como se manter motivado na corrida


Resultado de imagem para manter motivação

 “Correr é um vício”. É o que se ouve da maioria dos corredores de rua, mas nem por isso é tão fácil se manter motivado sempre. Metas, planilhas, provas inscritas, viagens agendadas para correr, tudo é válido para não fraquejar na rotina de treinos. A maratona é uma prova de resistência, com alto nível de dificuldade. Para completar os 42km, todo corredor se baseia em um tempo longo de treinamento. Para saber as dicas mais valiosas para vestir o par tênis e sair pelas ruas com gás total, conversamos com Vanessa Protásio, Coach do Time da Maratona do Rio.
“Cada conquista é uma nova força, um novo resultado. A cada treino surgem mudanças positivas. Este registro é o condutor da motivação no momento da maratona. Para se manter motivado, o corredor precisa de se manter ligado ao resultado final que é atingir o seu objetivo, dando um sentido pessoal a esta conquista”, disse Vanessa.
Para os iniciantes é ainda mais difícil sair da inércia. A corrida é uma atividade física que conecta o praticante com um novo mundo, mas em troca exige mudanças. Que, por sua vez, exige também uma mudança de pensamento. Vanessa Protásio é bem enfática “a escolha está em suas mãos. Prefere continuar no mesmo lugar ou dar um passo à frente?”.
A psicóloga e maratonista há mais de 30 anos aponta que o primeiro pensamento deve ser uma avaliação sobre a sua realidade. “Diante deste diagnóstico, é preciso estabelecer o que é possível fazer dentro dessa rotina para começar a treinar. Talvez não seja tão fácil, pode requerer mudanças mais bruscas para alcançar o objetivo”.
Ainda segundo Vanessa, logo em seguida a esta mudança inicial, a barreira das pequenas dificuldades é visivelmente superada. O que é o bastante para se fortalecer, seguir com metas mais ousadas, virar a ‘chave da transformação’ para o pensamento positivo. “Cada dia será um dia diferente, e a cada vez você estará mais forte para continuar”, finaliza.
Inspirado na conversa com nossa Coach, a organização da Maratona da cidade do Rio de Janeiro elaborou uma lista de dicas. Cole post-its na tela do computador, anote como lembretes no celular ou faça cartazes pela casa. Não importa como, mas não perca esse check list e foco total na prova deste ano, que será no dia 18 junho.
· Mantenha uma rotina
· Corra com a companhia de algum amigo
· Memorize as conquistas positivas que você teve ao longo dos treinos
· Inscreva-se numa prova
· Nunca deixe de treinar
· Se recompense a cada objetivo alcançado
· Estabeleça novas metas
· Faça da corrida uma diversão na sua vida
A Maratona da Cidade do Rio de Janeiro integra o calendário oficial de eventos e datas comemorativas da cidade do Rio de Janeiro. O evento é realizado e organizado pela Spiridon Eventos e pela Dream Factory. A tradição e a excelência da prova, além do cenário único, ajudaram a colocar o evento entre os melhores de sua categoria no mundo. O número recorde de inscritos consolida prova como uma das corridas de rua mais desejadas do calendário mundial. No ano de 2003, data de estreia da prova, a corrida Rio contou com três mil corredores. Em 2017, o evento comemora 15 anos com a participação de 33 mil pessoas em provas de 42km, 21km e 6km.

f: gazeta esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário