sexta-feira, 2 de março de 2018

Longão: O que é? Pra que serve?






O famoso “longão” nada mais é que a expressão popular para o método de treinamento contínuo extensivo. Como seu próprio nome diz, significa correr um tempo, ou determinada quilometragem sem pausas de descanso ou variações significativas de velocidade.
.
Você pode até ter descoberto o longão a pouco tempo, preparando-se para alguma prova, mas sua utilização vem desde o começo do século XIX, sendo conhecido como método de Van Aaeken ou Treinamento de Resistência Integral.
.
Ernest van Aaergen foi um renomado fisiologista Alemão, ele demonstrou em seu laboratório que em treinamentos prolongados com intensidades leves e medianas, o organismo era enriquecido com hemoglobina e mioglobina, ou seja, aumentavam-se as reservas de oxigênio no corpo e consequentemente notou uma relação inversa entre o peso corporal que diminuía e o desempenho atlético performance, que aumentava.
.
A alta capacidade aeróbica, além de ser decisiva para esportes de média e longa durações, é um fator condicionante para todo e qualquer esporte por vária razões: 1- Desenvolve a capacidade de recuperação após um treino ou uma competição.
2- Melhora o funcionamento econômico do sistema metabólico.
3- Diminuição da frequência cardíaca em esforço e repouso.
4- Aumento do metabolismo aeróbico, especialmente pela melhora da oxidação das gorduras.
5- Melhora da circulação periférica.
6- Aumento da capacidade de tolerar estresse por longos períodos.
.
É um método muito utilizado no período preparatório do treinamento, por todos os benefícios fisiológicos produzidos por ele, o que possibilita a intensificação e aumento do caráter específico do treinamento nos períodos seguintes.
.
Quer adicionar esse método de treinamento a sua rotina? Faça de forma segura e planejada, consulte um profissional qualificado para receber as orientações adequadas.
.

fonte: @dicasdefisio

Nenhum comentário:

Postar um comentário